cultura digital // Conexões Globais debate cultura digital e sociedade em rede
- revistabastiao
- 24 de jan. de 2014
- 2 min de leitura

*PUBLIEDITORIAL
Acontece hoje e amanhã, em Porto Alegre, a terceira edição do Conexões Globais, evento que busca promover e intensificar o diálogo entre os diferentes atores da sociedade em rede. Um dos principais encontros de cultura digital do país, reunirá pensadores, gestores públicos, artistas e ativistas para debater na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736) temas como os protestos de 2013, o Marco Civil da internet, direitos humanos na era digital, mobilização social na era da internet, espionagem e democracia 2.0. Tudo isso poderá ser acompanhado ao vivo, online, pelo site do Conexões ou aqui mesmo, pelo nosso site. A entrada para o evento é gratuita.
Realizado pela Associação Software Livre, pelo Governo do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Geral da Presidência da República, as atividades devem colocar a sociedade em contato com o poder público. Isso porque entre os mediadores dos debates de hoje, por exemplo, estarão o secretário adjunto de cultura do estado, Jéferson Assumção, o secretário de Comunicação e Inclusão Digital, João Ferrer, e o secretário Geral de Governo, Vinicius Wu. Além disso, o governador Tarso Genro participará da mesa “As jornadas de junho e o futuro da democracia no Brasil”.
Ao todo serão seis Diálogos Globais, que trarão debatedores de diversas partes do mundo e contarão com a participação de webconferencistas. Entre os convidados de hoje estão o cientista político finlandês Teivo Teivainen, Pablo Capilé, um dos principais articuladores da rede sociocultural Fora do Eixo, David Miranda, coordenador da campanha para que o Brasil conceda asilo a Edward Snowden, Sérgio Amadeu, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e Ivana Bentes, integrante da Rede Fórum de Mídia Livre.
Amanhã outros três debates completam a programação. Lá estarão, entre outros, o turco Ahmet M. Ogut, engajado em lutas contra discriminação migratória e a gentrificação urbana de Istambul desde 1990, Laura Murillo, ativista mexicana e integrante do movimento #YoSoy132, o espanhol Bernardo Gutiérrez, fundador da rede FuturaMedia.net e participante dos movimentos 15M, Fábio Malini, analista de redes sociais, além de integrantes dos movimentos Comitê Popular da Copa, Massa Crítica, Defesa Pública da Alegria e Utopia e Luta.
Oficinas e shows também ocorrerão nos dois dias de evento. Destaques para Apanhador Só e Wander Wildner, que encerrarão as duas noites, e para as oficinas que capacitarão para o uso de ferramentas digitais e softwares livres e para o Encontrão Hacker.
A programação completa está no site do Conexões Globais.
Comments